Projetos Sociais

 

Os projetos sociais são uma prática curricular que visa diversificar e aprofundar as possibilidades de formação dos nossos alunos na direção dos objetivos da nossa escola.

Eles partem da compreensão de que o exercício do planejar e executar coletivamente um projeto de ação solidária e de identificação com cidadãos de diferentes grupos sociais é fundamental na aquisição dos valores inerentes ao exercício da cidadania.
A construção desta proposta partiu também dos nossos alunos. Eles expressaram de diversas formas, a necessidade de desenvolver um projeto no qual o trabalho e a intervenção social estivessem presentes. Ao mesmo tempo, percebiam a dificuldade de se organizar e de se capacitar para fazê-lo. Neste sentido, os projetos sociais contribuem para que nossos alunos dêem conseqüência à sua inquietação, viabilizando propostas de formação, planejamento, acompanhamento e avaliação da sua intervenção.

Nesses projetos, os adolescentes e jovens atuam com crianças, jovens e adultos de diferentes grupos sociais. Esse encontro é sempre mediado por intervenções que mobilizam os conhecimentos e possibilidades atuais de trabalho dos nossos alunos: leitura significativa de histórias, orientação de brincadeiras e jogos e atividades que possibilitam a expressão artística. No exercício desta ação é necessário formação, compromisso, acompanhamento e supervisão nas dificuldades encontradas.

O Instituto coordena os projetos sociais em que participam alunos de 8º ano do EFII a 3ª série do Ensino Médio.


Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Era Outra Vez

É o nosso projeto de mediação de leitura. Acontece desde 1997 e passou por várias mudanças. Já foi Biblioteca Viva, Mudando a História, mas sempre com objetivo de aproximar o livro da criança e formar jovens como mediadores dessa relação. Temos como parceira a COR Instituição Cultural e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Local: Ocupação 9 de Julho

Público Alvo: Jovens e crianças

 

 

Chá de Arte

Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde, atua desde 1999, no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.. Tem como objetivo levar, através de esquetes e atividades lúdicas, alegria para crianças e seus acompanhantes 



Local: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Público Alvo: Crianças que estão internadas

 

Programa Proceder

Bolsas integrais para crianças e jovens dos Movimentos de Moradia do Centro

 

 

Ver o Mundo

Atua em escolas públicas com grande  quantidade de  alunos filhos de imigrantes e refugiados. Tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os

imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.


Local: EMEI Monteiro Lobato

Público Alvo: Jovens e crianças