Programa Proceder

O Programa Proceder, idealizado pelo Instituto Equipe e Colégio Equipe, nasce da construção de  uma parceria com lideranças de seis ocupações do Movimento de Moradia da região central da cidade, em que se situam o Instituto e o Colégio Equipe, como um projeto educacional, político e cultural que tem como premissas compartilhar experiências e práticas no território; propiciar a troca de saberes no contexto da educação formal e não formal; reunir jovens, crianças e adultos de contextos sociais distintos em torno de práticas comuns mediadas pelo  conhecimento, a cultura e a arte; criar práticas e saberes por uma educação antirracista.

O Proceder se estrutura em quatro frentes de atuação: projetos culturais e oficinas, projetos de intervenção social, inserções no contexto curricular da escola e o acesso para crianças e jovens dos movimentos de moradia como estudantes nos diversos segmentos da educação básica do Colégio Equipe.

Com início em 2022 o programa hoje conta com 22 estudantes negros e negras que vivem em seis ocupações do Movimento de Moradia na região central da cidade contempladas com bolsas integrais de ensino no Colégio Equipe, assim como, material escolar, transporte, alimentação, estudos de campo e apoio educacional na sua trajetória de estudo e aprendizagem. 

O Programa de bolsas está inserido em um contexto mais amplo de construção de uma educação antirracista no Colégio Equipe. O recorte racial na oferta das bolsas dialoga com outra preocupação pedagógica da escola, qual seja, promover a diversidade, o encontro de diferentes realidades sócio raciais dentro do espaço e do currículo escolar e o necessário enfrentamento do racismo estrutural em nossa sociedade. 

São ainda frutos desses anos do Proceder rodas de leituras e atividades lúdicas envolvendo estudantes do Colégio Equipe nas Ocupações, situações de ensino e aprendizagem coordenadas por representantes do movimento de moradia em projetos com os professores e estudantes da escola, iniciativas e eventos comuns propostos pelo Instituto e o movimento de moradia com o intuito de disseminar sua prática social.

A sustentabilidade financeira do programa depende de um conjunto de ações entre as quais se destacam a doação financeira pontual ou permanente de pais, mães e responsáveis e a realização de eventos que possam gerar receita; a venda de produtos com o tema do enfrentamento ao racismo; e de doações em espécie, como livros e camisetas para a venda com essa finalidade.

Aos poucos o Instituto viabiliza com o programa a possibilidade de que o movimento de moradia “ocupe” o currículo do Colégio e seja “ocupado” pelos saberes e práticas da escola e da comunidade equipana.

Apoie a Sustentabilidade Financeira do Programa Proceder de Bolsas Integrais