Era Outra Vez

É o nosso projeto de mediação de leitura. Acontece desde 1997 e passou por várias mudanças.

Já se chamou “Biblioteca Viva”, “Projeto Mudando a História”, sempre com objetivo de aproximar o livro da criança e formar jovens como mediadores dessa relação.

Desenvolvido de 2001 a 2012, o projeto foi retomado em 2022, em parceria com a Fundação Abrinq e A COR Instituição Cultural, com o objetivo de oferecer a 180 adolescentes de 11 a 17 anos, de diferentes contextos sociais, a oportunidade de trocarem experiências e realizarem a mediação de leitura de textos literários para bebes e crianças de organizações da sociedade civil, ampliando a participação ativa na comunidade.

Por meio da formação de jovens como mediadores de leitura e de sua atuação junto a crianças, promove-se o aprendizado mútuo e o acesso à diversidade cultural, social e econômica, manifesta, sobretudo, na leitura, no brincar e nas narrativas brasileiras e internacionais. E tem como finalidade contribuir para a transformação da sociedade a partir do fortalecimento de projetos de intervenção social com jovens e da valorização da infância, neste caso, a partir da formação de crianças leitoras. 

As ações do projeto têm periodicidade semanal, e conta com formações preparatórias e continuadas, onde são discutidos temas e metodologias de trabalho. Desde a fundação do projeto nossos jovens já desenvolveram atividades na comunidade de Heliópolis e junto ao CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), atendendo milhares de crianças.

O trabalho realizado nos locais de atuação é planejado, permitindo a socialização de experiências e conhecimentos, bem como o convívio entre crianças e adolescentes de diferentes idades e classes sociais, sem para tanto, desconsiderar as diferenças e contradições. Isto, porque parte-se do pressuposto de que a convivência com a diversidade é fundamental para se socializar o patrimônio, material e simbólico, produzido historicamente; diferenciar papéis sociais; ampliar os referenciais de autoridade e de estilos de transmissão do conhecimento, bem como enriquecer o repertório cultural. Vale ressaltar que, desta maneira, os jovens também têm a possibilidade de resignificar suas experiências, passadas e presentes, e desnaturalizar conceitos, tais como, infância, diferença, sonho, vida. 

Em síntese, pode-se dizer que o propósito do projeto Mudando a História é aproximar as crianças dos livros, formando crianças e jovens leitores, além de sensibilizar e capacitar jovens para entender, participar, (e não menos importante) criar novas possibilidades de desenvolvimento.