Chá de Arte

Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. 

O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos realizando intervenções cênicas e musicais, além de mediação de leituras e contação de histórias, trabalhando com aspectos saudáveis da criança.

O trabalho realizado é planejado, permitindo a socialização de experiências e conhecimentos, bem como o convívio entre crianças e adolescentes de diferentes idades e classes sociais, sem para tanto, desconsiderar as diferenças e contradições. Isto, porque parte-se do pressuposto de que a convivência com a diversidade é fundamental para se socializar o matrimônio, material e simbólico, produzido historicamente; diferenciar papéis sociais; ampliar os referenciais de autoridade e de estilos de transmissão do conhecimento, bem como enriquecer o repertório cultural. Vale ressaltar que, desta maneira, os jovens também têm a possibilidade de resignificar suas experiências, passadas e presentes, e desnaturalizar conceitos, tais como, infância, diferença, sonho, vida.

 Em síntese, pode-se dizer que o propósito do projeto Chá de Arte é sensibilizar e capacitar jovens para entender, participar, (e não menos importante) criar novas possibilidades de desenvolvimento. Individualizar-se mediante a atuação no coletivo e a interiorização da cultura, manifesta, sobretudo, nas artes, no brincar, nas narrativas.

 

Redes sociais

 

telefone

(11) 3333-333X

Redes Sociais