Ver o Mundo
Iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.
Por meio da formação de jovens do Ensino Médio do colégio Equipe como mediadores de atividades lúdicas e de sua atuação junto a crianças, promove-se o aprendizado mútuo e o acesso à diversidade cultural, social e econômica, manifesta, sobretudo, nas artes, no brincar e nas narrativas brasileiras e internacionais.
As ações do projeto têm periodicidade semanal, das 14h às 17h, e conta com formações preparatórias e continuadas, onde são discutidos temas e metodologias de trabalho.
O trabalho realizado nos locais de atuação é planejado, permitindo a socialização de experiências e conhecimentos, bem como o convívio entre crianças e adolescentes de diferentes idades e classes sociais, sem para tanto, desconsiderar as diferenças e contradições. Isto, porque parte-se do pressuposto de que a convivência com a diversidade é fundamental para se socializar o matrimônio, material e simbólico, produzido historicamente; diferenciar papéis sociais; ampliar os referenciais de autoridade e de estilos de transmissão do conhecimento, bem como enriquecer o repertório cultural. Vale ressaltar que, desta maneira, os jovens também têm a possibilidade de resignificar suas experiências, passadas e presentes, e desnaturalizar conceitos, tais como, infância, diferença, sonho, vida.
Em síntese, pode-se dizer que o propósito do projeto Ver o Mundo é sensibilizar e capacitar jovens para entender, participar, (e não menos importante) criar novas possibilidades de desenvolvimento. Individualizar-se mediante a atuação no coletivo e a interiorização da cultura, manifesta, sobretudo, nas artes, no brincar, nas narrativas.