Início das Atividades Projetos Sociais 2023

Jan 23, 2023

Após o início das aulas, no dia 09/02, realizamos a apresentação dos Projetos Sociais para os alunos do Ensino Médio, com a participação de todos em oficinas que envolvem habilidades e atividades desenvolvidas no contexto dos projetos sociais.

Foram seis oficinas no total: Jogos de escuta e atenção, Fotobordado, Música e Presença, Desenhança, Escrita enquanto experiência e Mediação de Leitura, oferecidas pelas educadoras dos projetos e educadores convidados, Flora Popovic (ex-aluna do Colégio e atual professora de Música do 1o ano do Fundamental II), Antonio Carlos de Carvalho (professor de Geografia do Colégio Equipe e diretor do Instituto Equipe) e Sara xxxx (professora da EMEI Alceu Maynard, nossa parceira no Ver o Mundo).
A escolha por esse tipo de apresentação teve o intuito que os estudantes tivessem vivências significativas, com diferentes linguagens que atravessam todos os projetos sociais.

Desde a reforma do Ensino Médio, os projetos constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe, e durante a trajetória no Ensino Médio, são feitas opções pelos estudantes, considerando seus interesses e habilidades. As turmas são formadas por interesse. Ou seja, cada estudante busca o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado, sendo responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. 

 Esse ano, serão oferecidos três projetos para o Ensino Médio: Chá de Arte, Ver o Mundo e Era Outra Vez.

Estes Projetos constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.

 

compartilhe: