Quem Somos
Missão
Nós lutamos pela educação, cultura e cidadania. Somos um legado de cidadãos vinculados ao Colégio Equipe
Objetivos
Ser uma organização social, sem finalidade de lucro, voltada para a promoção de atividades e a prestação de serviços educacionais e culturais;
Priorizar em suas ações a participação de jovens na elaboração e gestão dos projetos;
Ser uma organização autônoma, com transparência administrativa e de atuação interdisciplinar, que promova a integração de suas ações e a interação permanente de seus membros;
Promover e assegurar os valores e objetivos institucionais do Colégio Equipe.
História
Linha do Tempo Instituto Equipe
1997
Professores e estudantes do Colégio Equipe buscaram ações continuadas e formativas para a realização de projetos sociais. Participamos de um projeto piloto de mediação de leitura com a Fundação Abrinq.
1998
Início do Projeto Biblioteca Viva, projeto de mediação de leitura em parceria com a Fundação Abrinq.
1999
Início do Projeto Chá de Cadeira. A partir das diferentes motivações de ações dos estudantes, buscamos parceria com Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria, para formação dos alunos e elaboração de projeto de visitas em hospitais.
1999
TVer – Foi uma parceria do Equipe com a ONG TVer, com o objetivo de discutir como a grande mídia, em especial a TV, retrata o jovem periférico. Redigimos em 2002, juntos com jovens de Heliópolis, Jd. São Luís, Capão Redondo e Jd.Ângela, o “Manifesto Contra o modo como a TV retrata a periferia e seus moradores”.
2001
Projeto Mudando a História. A Fundação Abrinq se associa A Cor da Letra e muda no foco do projeto Biblioteca Viva, do livro para a formação de jovens mediadores e multiplicadores de mediação de leitura. Criamos o projeto Era Outra Vez.
2002
Início do projeto Arte & Cultura. Infâncias, saúde e arte, trazem à tona debate sobre humanização hospitalar e a criação da Brinquedoteca do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, com quem temos parceria até hoje. A ideia não era só doar os brinquedos e formar a brinquedoteca, mas uma ação semanal com os jovens para atender, principalmente, às crianças que não podem sair do hospital.Início das atividades do Chá de Cadeira. UBS Butantã.
2004
O pessoal do Ensino Fundamental II do Colégio Equipe não quis ficar de fora e criaram o projeto OBA! (Organização Brincando com Arte!) que aconteceu em diversas Escolas Municipais de Ensino Infantil do centro da cidade.
2005
Em Setembro deste ano realizamos o primeiro e, por enquanto, único Follow Up dos Projetos Sociais. Esse evento foi de fundamental importância para a criação do Instituto.
2006
Com uma sessão piloto em que foi exibido o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” de Glauber Rocha, com Carlos Augusto Calil e Ricardo Maranhão como debatedores, tivemos o início das atividades do Cineclube Equipe. Já em Maio do mesmo ano, com a exibição de “A História Sem Fim” de Wolfgang Petersen, demos largada aos trabalhos do Cineclubinho Equipe.
2006
No dia 12 de Junho, depois de muitas reuniões com a comunidade equipana, foi criado o Instituto Equipe Cultura e Cidadania.
2009
Projeto ProCriança. Este projeto teve como eixo de ação a prática de atividades com crianças, visando seu desenvolvimento social e participativo no processo de ensino aprendizagem, numa perspectiva lúdica e cidadã. Ajudando jovens atendidos pelo ProJovem Urbano, a dar continuidade a seu itinerário formativo. Experiência inovadora e articulada às ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem Urbano de Osasco, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com recursos do FUMCAD.
2012
Projeto Chá de Arte. Junção dos Projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde.
2014
Primeira participação na Virada da Educação, com nossos parceiros do Território Educativo das Travessias, coletivo de EMEIs localizadas no centro da cidade.
2015
Participação no ICLOC Jovem – Instituto Singularidades
2016
Organização do I Colóquio de Projetos Sociais – Encontro anual entre jovens de escolas com práticas em projetos.
2017
Início do Projeto Ver o Mundo
2022
Início do Programa Proceder
Público prioritário